JM

MOTA NETO , PREFEITO DE MOSSORÓ, DEPUTADO ESTADUAL, 1º DEPUTADO FEDERAL DE MOSSORÓ E PRIMEIRO PRESIDENTE DO TCERN

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

CENTENÁRIO DE VICENTE DA MOTA NETO, PRIMEIRO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO




O plenário da Corte de Contas aprovou, à unanimidade, voto de congratulações pelo centenário de nascimento de Vicente da Mota Neto, fundador e primeiro presidente do Tribunal de Contas do Estado, em 1961. A proposição foi apresentada pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, associando-se ao voto antecipado apresentado pelo conselheiro Gilberto Jales, na sessão da Segunda Câmara de Contas da última terça-feira.
Vicente da Mota Neto foi prefeito nomeado da cidade de Mossoró em 1945, sucedendo padre Mota, seu tio. Depois, se elegeu deputado federal constituinte pelo PSD (Partido Social Democrático) em 1946 e reeleito em 1950. Elegeu-se, também, deputado estadual, em 1958.
Formado em direito na Universidade Federal do Ceará, Motinha, como era conhecido, foi o primeiro presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), em 1961, nomeado pelo governador Dinarte Mariz. Morreu em 1981,  aos 67 anos, no Rio de Janeiro, e seis anos depois seus restos mortais foram transladados para o Cemitério da Saudade, em Natal.
Na sessão, Gilberto Jales também propôs que a sala da Escola de Contas, recentemente inaugurada, fosse nomeada de Vicente da Mota Neto, homenagem que foi acatada pela unanimidade dos conselheiros.

 FONTE - TCERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXIII BLOG DO STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS - MOSSORÓ-RN